• Post category:Notícias

Educação financeira é o processo em que um indivíduo busca conhecimento para lidar com o dinheiro de forma mais consciente e inteligente. A ideia é que o aprendizado seja convertido em práticas que levem a um uso mais comedido dos recursos financeiros, fazendo também com que ele leve à prosperidade.
De uma forma mais simples, a educação financeira ensina como o dinheiro funciona, para que dessa forma o indivíduo alcance uma melhor qualidade de vida, sem dívidas e com as finanças em dia.
Esse foi o tema da palestra proferida pelo gestor financeiro Victor Barboza para um grupo de jovens aprendizes do Circulo de Amigos do Patrulheiro de Valinhos (CAPV), na última sexta-feira, dia 3.
O ponto chave da palestra foi a questão: para que serve o dinheiro e como lidar com ele, independente do valor. Segundo Barboza, a educação financeira segue cinco pilares: planejamento, controle de gastos, organização, economia e aplicações e investimentos.
O consultor também deu algumas dicas para os jovens no que se refere à prosperidade, como gastar de acordo com suas necessidades e prioridades, evitar dívidas, poupar sempre, investir direito, batalhar descontos, além de outras dicas. Mas a principal delas foi a de que o maior investimento que podemos fazer é o investimento em educação.
Para o presidente da CAPV, Erwin Franieck, que esteve presente a palestra, “é muito importante que os jovens aprendam a identificar o que realmente é importante em suas vidas quando o assunto é dinheiro, porque dessa forma é possível alcançar seus objetivos no futuro”, disse.
Ao término da palestra, Victor Barboza fez um sorteio de cinco exemplares de seu livro “as Cinco Leis da Educação Financeira”. Receberam o prêmio Yasmin Silva Santana, Victor Hugo Possidonio, Evellym Medeiros, Maiza Nascimento Silva e Thiago Mendonça dos Santos. Um sexto sorteado, Eliel Gonçalves Marques, recebeu um exemplar do livro “Os 10 Mandamentos da Prosperidade”, de autoria de Marcos Silvestre.